Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, foi envolvida em uma nova polêmica sobre a divisão do seguro do avião que caiu em 2021 e causou a morte da cantora e de mais quatro pessoas. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, ela teria procurado a seguradora menos de 24 horas após o acidente e, ao saber que o valor total do seguro era de 1 milhão de dólares — com 200 mil para cada passageiro —, propôs ficar com metade da parte das outras vítimas, alegando que Marília era “a mais importante de todos”. Assim, teria recebido 100 mil dólares de cada uma das outras quatro famílias.
Ainda segundo Feltrin, Ruth teria dito que, se alguém se recusasse a aceitar, usaria seus recursos para prolongar uma disputa na Justiça. Um dos mortos era seu próprio parente, Abicieli, tio e assessor de Marília. O pai de Henrique Bahia, também vítima, disse que a denúncia era esperada há anos.
A equipe de Dona Ruth negou tudo. O advogado dela afirmou que nenhum valor foi recebido por ela e que o dinheiro do seguro foi todo depositado na conta do filho de Marília, Léo, conforme decidido judicialmente entre todos os herdeiros. Segundo ele, as acusações fazem parte de uma campanha para prejudicá-la na disputa pela guarda do neto.